terça-feira, 21 de abril de 2009

Just my luck - McFly


Passo sempre essa música para as turmas de "adult beginners" porque a expressão "just my luck" é ensinada nessa lição e nem sempre os alunos entendem direito quando ela é usada. Depois de ver o vídeo eles entendem perfeitamente, mesmo porque fica óbvio a que se refere a expressão. Também gosto de trabalhar com essa canção porque a letra é bem fácil e usa bem o verbo "to be", que é o primeiro que eles aprendem quando começam o curso.

Além disso o ritmo é bem alegre, parecido com a música do filme Shrek e depois que o grupo McFly veio ao Brasil os mais jovens gostam bastante e conseguem entender e cantar acompanhando.

Como atividade eu preparei um gap-filling que está na segunda página, que é a que entrego primeiro aos alunos. Depois disso há também alguns exercícios para praticar o verbo "to be" e os possessivos, que é o que aprenderam até aqui.

Como o arquivo está em word você pode modificar e acrescentar exercícios extras, se por acaso resolver ensinar essa música a uma turma mais adiantada e com mais vocabulário. Há alguns verbos no presente, por exemplo, que podem ser trabalhados com eles, possessivos, achar as classes gramaticais.

Atividades com a worksheet já pronta:

  1. Passe o vídeo para eles, pelo menos 2 vezes. Antes da primeira vez comente que o grupo é britânico e veio ao Brasil fazendo muito sucesso entre a garotada. Diga que a música contém uma expressão muito usada em inglês e que prestando atenção ao vídeo entenderão. Diga também que essa canção foi tema de um filme e pergunte se se lembram da música.
  2. Depois de passar pela segunda vez, pergunte o que achou e o que acham que é "just my luck". Passe então a segunda folha da ws, que contém de um lado o gap-filling com a letra da música e do outro as "missing words" em ordem alfabética.
  3. Toque então o mp3 ou mesmo o vídeo e peça a eles que vão preenchendo as palavras que faltam. Toque até que eles tenham conseguido preencher, vá checando e parando para eles terem tempo de escrever.
  4. Depois de terminado, cheque com eles e peça que escrevam ao lado as palavras de acordo com o número delas, fazendo então uma lista.
  5. A seguir, peça a eles que façam os exercícios de gramática (verb to be & possessivos). Dê a eles uns 15 minutos e corrija.
Atividades sugeridas:

  1. Você pode dizer a eles, depois de entregar a primeira página com a letra completa, que além do verbo "to be", há outros verbos no presente (caso já tenha ensinado). Peça que grifem os verbos.
  2. Depois de grifar os verbos você pode fazer perguntas com os verbos para que respondam oralmente.
  3. Outra possibilidade é preparar uma folha à parte com algumas perguntas de compreensão de texto. Pode perguntar o que veem na letra que tenha relação com o que viram no vídeo.
  4. Com a folha, você pode pedir que leiam a letra da música, corrigindo a pronúncia. Divida as estrofes para cada aluno, de forma que cada um leia algumas delas.
  5. Toque a música novamente para que acompanhem cantando quantas vezes forem suficientes.
Tem mais alguma sugestão? Envie um email ou comente aqui que eu incluirei sua sugestão.

O vídeo está em flash, para gravar em dvd antes será necessário converter para MPEG ou AVI, conforme o aparelho em que for passar.


A apostila (worksheet) está em doc, são duas páginas que você pode configurar à vontade, aumentar ou retirar algum exercício que não queira fazer com eles.



Agora assista o vídeo:




assinatura

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vantagens de aprender com música

Todo semestre tenho alguma classe de iniciantes, às vezes mais de uma, e notei que alguns alunos têm mais facilidade e logo se sobressaem. Costumo sempre perguntar se já tiveram contato com o inglês antes, e percebi que tirando aqueles que já fizeram algum curso de inglês antes, os que se sobressaem ser ter nunca feito outro curso ou tido contato com pessoas ou locais onde se fala o inglês, gostam muito de música nesse idioma, têm vários cantores prediletos, aprendem suas músicas e interessam-se por entender ou traduzir suas letras.

Para reforçar a idéia de que a música em inglês ajuda muito, tenho um exemplo dentro de casa: uma filha que sempre gostou muito de música e quando foi fazer um curso de inglês foi encaixada no curso de inglês intermediário e deu-se tão bem que era sempre a primeira da classe.

Pensando nisso resolvi criar esse blog para facilitar a vida dos colegas que pensam como eu, que ensinar ou reforçar o aprendizado dos alunos através de música é não só proveitoso como também agradável. Vou catalogar aqui as músicas que for ensinando, disponibilizar o arquivo mp3, a letra e também algum trabalho que eu faça com as mesmas.

Sintam-se a vontade para comendar, dar sugestões de letras e de atividades, solicitar alguma música ou cantor de sua preferência (ou de seus alunos). Vamos fazer desse blog um cantinho musical.



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quem sou eu

Sou casada e tenho 4 filhos adultos e 1 filho adolescente. Sou professora de inglês e espanhol desde 1998. Gosto de ler, escrever, ver filmes, ouvir música. Adoro internet e a uso não só como diversão mas também a trabalho, aproximando-me de meus alunos e colegas, compartilhando material. Também uso a internet para pesquisas em diversas áreas e para ficar sempre em dia com novidades que possa usar em minha profissão.

Nas (poucas) horas vagas desenho blogs e escrevo. Escrevo crônicas, artigos, revisões, trabalhos de escola, poesia. Quero aprender a desenhar também.

Além do inglês e espanhol também falo alemão, italiano, francês e japonês. Adoro idiomas e gramática de modo geral, pretendo aprender mais alguns enquanto estiver aqui no andar de baixo.

Tive educação católica e creio em Deus, mas não sigo nenhuma religião, portanto sou agnóstica. Sou corintiana e petista e moro em Diadema - berço do PT.

Estou em diversos sites e grupos, tenho redes e comunidades na internet. Abaixo segue a lista de meus blogs, talvez lhe interessem:


Interpretação de Textos - Blog de apoio dos grupos Google de interpretação em inglês, português e espanhol.
Como ensino... - Idéias para introduzir e trabalhar tópicos, sugestões, atividades e lesson plans.
Coração de Estudante - guia para alunos do CCAA, inglês e espanhol.
Português do Brasil - idéias e material para PSL (Português Segunda Língua).
Professor.net - soluções e tutoriais para que o professor possa fazer o melhor uso da internet e de seus recursos no ensino.
SOS - Inglês Online - minhas worksheets, idéias, testes, jogos e muito mais, para professores e alunos de inglês.
Uma luz na escuridão - minha visão do espiritismo.
Inglês com música - trabalhos e sugestões sobre o uso de músicas para ensinar inglês.
Brazil - People & Places - um pouco do Brasil para estrangeiros.
Questão de Classe - um blog de professor para professor, filosofia e prática de ensino.
Aprenda Fácil - sugestões e dicas para você aprender melhor.
Mestre com Carinho - apostilas, jogos, vídeos, música, para alunos de inglês e espanhol.




assinatura

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails