terça-feira, 31 de agosto de 2010

Songs4Class

Essa semana foi criado o grupo Google: Songs4Class, que é o resultado de um projeto engavetado há muitos anos, por pura falta de tempo. Desde os tempos de escola (como aluna), sempre adorei quando o professor trazia uma música. Não há o que questionar, música é o que há.

Há algumas semanas comecei a "escarafunchar" a internet em busca de dados "científicos" nos quais eu pudesse me basear para iniciar meu projeto e o que achei foi o que me faltava para tomar a decisão de arregaçar as mangas e botar mãos à obra. Vejam abaixo algumas coisas que "descobri':


  • A música desinibe, mesmo os alunos mais tímidos acabam soltando a voz, até aqueles que têm a maior dificuldade de responder às nossas perguntas em classe sentem-se encorajados a tentar, mesmo porque estarão fazendo parte de um "coro", não irão se expor como quando estão lendo um texto em voz alta para a classe toda.
  • Mesmo quem nunca frequentou uma aula sequer é capaz de imitar os sons que ouve, e muitas vezes de forma bem mais perfeita que muitos alunos que frequentam aulas há muito tempo, sem contudo se esforçarem verdadeiramente.
  • Como muitos alunos "adoram" música, será um incentivo e tanto poderem usar o que aprendem em sala para fazer o que realmente gostam, ou seja: cantar as canções de suas bandas e cantores favoritos. Os adolescentes (maioria de meus alunos) são imediatistas, então dizer a eles que depois de 6 anos e meio de curso estarão aptos a conseguir um bom emprego é o mesmo que dizer a um urso para não nos atacar porque logo atrás vem um exército de sardinhas. Pode não ser a mesma coisa, mas o efeito será o mesmo.
  • Quando cantamos, ouvimos música, tocamos ou dançamos estamos usando os dois hemisférios do cérebro, portanto nossa capacidade de aprender será muito maior do que quando assistimos uma aula, escrevemos, ouvimos um texto, etc. Para mim 2 é mais que 1, então ensinar quem está usando 2 hemisférios do cérebro me parece ótimo, principalmente quando se trata de adolescentes. Muitas vezes eles fazem uma cara durante a aula que me dá a impressão que não estão usando NENHUM hemisfério do cérebro.
  • Num episódio do House - cuja equipe faz uma extensa pesquisa científica antes de cada episódio - no qual um rapaz que tinha um hemisfério do cérebro comprometido e era músico teria que ser operado e esse hemisfério que não funcionava direito seria retirado, o Dr. House sentencia que após a retirada do hemisfério defeituoso ele não seria mais capaz de tocar, porque "música é uma atividade global, que envolve os dois hemisférios do cérebro".

Ainda adiciono minhas próprias observações:


  • Sempre que há uma novidade (incluindo aí as músicas) os alunos se animam e ficam muito mais motivados a aprender. Dei uma música singela e simples para que aprendessem "esquerda, direita, dentro e fora" e acho que foi o que alguns alunos aprenderam direito. Criaram até uma coreografia, de tão animados ficaram. Além de cantar, eles ensaiaram em casa e apresentaram a coreografia durante a aula. O problema depois é que queriam ouvir tudo outra vez todo dia.
  • Há muitos sites com indicações de músicas que podem ser usadas para praticar diversos tópicos: present simple, environment, moral values, etc. O problema é que não são atualizados sempre, e a cada semana surge um novo sucesso. Meus alunos adolescentes torcem o nariz se eu trago uma música "antiga", e por antiga entenda-se: que não esteja na parada hoje. Então é necessário fazer uma pesquisa e também contar com a ajuda dos alunos na hora da escolha.

Eu jamais poderia fazer isso sozinha, mas consegui um grupo de professores interessados no assunto, e estão me ajudando a criar um "guia" entre as músicas de artistas de maior sucesso: Justin Timberlake, Justin Briebe, Lady Gaga, Rhianna, Beyonce e outros. Vamos procurar entre as músicas deles formas "úteis" de ensinar e praticar.

Caso você esteja interessado, acesse o link abaixo e solicite sua inscrição como membro do grupo. Vamos tornar as aulas mais animadas. E depois, não sei quanto a você, mas ouvir meus alunos falando com pronúncia bem certinha é "música para meus ouvidos".

assinatura

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bad Romance (Lady Gaga)

A worksheet to practice the Present Simple - affirmative, negative and interrogative forms for I, you, we and they. I prepared it for my beginners, so instead of a gap-filling I put two words, they have to choose what they're listening and take the wrong word off. 

On the second page there are some examples and exercises (gap-filling, writing and questions) to practice the present simple.

To download the file, click the top right corner on the open document below (open in a new window) and you'll be redirected to Google Docs, where you'll see the links "download" and "print".


assinatura

If you don't know me by now (Simply Red)

I used this song (which I love) to practice the first conditional. I prepared a cloze with the missing words in alphabetical order, so students can fill in while listening. 

I included a short grammar guide on the first conditional and some exercises. Hope it's useful.

To download the PDF file, click on the top right corner on the open document below (open in a new window) and you'll be redirected to Google Docs, where you'll see the links to "download" or "print" it in the left top part of the page.


assinatura

Earth Song (Michael Jackson)

I prepared this worksheet because I love MJ and also because it's perfect to deal with the vocabulary and the topics taught in one of the lessons. I guess this song is perfect to memorize words related to environment and it's a good start for a discussion / conversation class on the topic.

To download the file, click on the top right corner (open in a new window) and you'll be redirected to Google Docs. Once there you'll see the links (top left) to donwload or print it.


assinatura

Crawl - Chris Brown

I prepared this worksheet to practice some vocabulary with my intermediate students. They have to find the missing words while listening, but they only have their meanings. After finding the words they have to write original sentences using them. I included the keys and the lyrics in the 2 last pages.

Hope you find it useful!

To download the file, just click the right top corner "open in a new window" and you'll be redirected to Google Docs. On the left top part you'll see links to download or print it.


assinatura

domingo, 22 de agosto de 2010

Músicas para ensinar ou praticar inglês

Estive lendo sobre o assunto (ensinar ou praticar inglês com música) e descobri que há muitas vantagens. Entre elas:

- O aluno consegue aprender melhor a pronúncia. Como já sabemos mesmo os alunos que não sabem inglês conseguem imitar muito bem os sons que ouvem seus ídolos cantarem. Também já notei que alunos que gostam de música e ouvem bastante músicas em inglês têm um desenvolvimento em classe muito superior aos que não gostam de música, não ouvem ou não prestam atenção à letra.

- A música desinibe, até o aluno mais quieto vai participar e conseguir um desempenho melhor. 

- Li que quando usamos música usamos os dois hemisférios do cérebro, então guardamos muito mais na memória do que falando, ouvindo ou lendo.

- O ritmo da música também cria uma atmosfera melhor, anima os alunos e quando o emocional entra em cena o aprendizado é muito melhor.

Há muitos outros motivos para tentar, mas creio que só esses já bastarão para convencer até o mais tradicional dos professores a usar música em sala, mesmo que só de vez em quando. 

O que acho importante é levar sempre uma música com um objetivo e com algumas atividades relacionadas. Com música podemos ensinar ou favorecer a prática de vocabulário e tópicos gramaticais. A lista é extensa mas procuro colegas que estejam dispostos a participar de meu novo projeto: preparar trabalhos com música para todos os tópicos gramaticais e muito vocabulário.

Para trocarmos ideias, foi criado o Grupo Google "Songs4Class". A troca de ideias e trabalhos no grupo é feita por email (endereçado ao grupo e todos os membros recebem todos os emails enviados ao grupo). Os trabalhos são no formato word, odt, pdf, imagem... Para enviá-los ao grupo basta anexar ao email.

Quem nunca participou de um "Grupo Google" não sabe o que está perdendo. Já administro outros grupos de professores e alunos (inglês, português e espanhol). Para participar, visite o link abaixo e solicite sua inscrição.

assinatura

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails